Marcadores

Mostrar mais

FTI publica Guia de precaução para investidores

Em documento elaborado para orientar sobre as oportunidades em meio à crise, consultores da FTI enxergam luz no fim do túnel e alertam empresas a serem realistas

Em um relatório completo sobre as perspectivas financeiras para 2016, os consultores Cynthia Catlett e Christopher De Sá, da FTI Consulting, elaboraram um documento que chamaram de “Guia de Precaução para investidores no Brasil”, no qual mencionam as armadilhas e oportunidades que podemos encontrar no período que virá.


Segundo os consultores, além dos tempos difíceis por que o Brasil vem passando, também o Investimento Estrangeiro Direto (IED) tem diminuído drasticamente. De maio a junho deste ano, o IED caiu de US$ 6,6 bilhões para, aproximadamente, US$ 5,4 bilhões. Em apenas um mês, um decréscimo de mais de um bilhão de dólares. As estatísticas sugerem que essa não é uma fase temporária ou cíclica: existem grandes impedimentos estruturais para que retornemos ao normal. De acordo com o documento, o atual cenário regulatório do Brasil tornou o país menos atraente para o investimento estrangeiro, especificamente nas indústrias de extração, em específico o enorme e problemático segmento de oil & gas, que agora atravessa um grande escândalo envolvendo a Petrobras. Somam-se a isso a crise política do país (que afasta da pauta solução para problemas fiscais e estruturais) e, como consequência, a sustentabilidade da cultura governamental e empresarial do Brasil, atualmente questionada dentro e fora do País.

Cynthia Catlett e Christopher De Sá apontam, no entanto, para uma “luz no final do túnel, e não é a luz de um trem descarrilando trazendo outras calamidades”. Eles dizem que o Brasil se tornou – sim – mais rentável e menos dispendioso em algumas áreas, como as que envolvem investimento e condução de negócios: “em razão da atual turbulência econômica, ativos de potencial e alto valor, grandes oportunidades estão depreciadas, principalmente, se levarmos em consideração a desvalorização do real em relação ao dólar. Mesmo com a indústria de oil & gas em apuros, uma nova legislação foi introduzida alterando as regras de exploração do petróleo. Se aprovada, as novas regras tornarão o país mais atraente para empresas investirem na exploração das bacias marítimas nacionais. Empresas de private equity estão reservando capital para aquisições estratégicas em vários setores, como agricultura, educação, imobiliário, energia e tecnologia, incluindo a indústria de oil & gas”.

No entanto, eles alertam que as empresas interessadas em fazer algum movimento devam ser realistas: precisam se certificar de que não estão comprando uma “bomba-relógio” que explodirá com as denúncias de corrupção, reestruturações forçadas e outras formas de disputa.