Marcadores

Mostrar mais

Exportações do Brasil para os países árabes registram alta

De acordo com levantamento da CCAB mês de novembro foi destaque em relação ao mesmo período de 2015


Levantamento feito pela CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira) mostra que as exportações para os 22 países que integram a Liga Árabe tiveram uma alta de 10% no mês de novembro em relação ao mesmo período de 2015. No mês, as vendas do Brasil à região somaram US$ 935 milhões, com destaque para os embarques de açúcar, minério de ferro, automóveis, tubos de ferro e aço, e carne fresca. As vendas para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram as que registraram maior crescimento, segundo o levantamento feito a partir de dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Foram registrados aumentos de venda significativa também para o Líbano, Omã, Iraque, Bahrein, Djibuti e Líbia. Para a região como um todo, cresceram principalmente os embarques de açúcar, minério de ferro, automóveis, tubos de ferro e aço, e carne bovina fresca.

Para o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, “com o aumento do preço do petróleo, a tendência é que os países da região tenham mais divisas para gastar com importações”. As cotações da commodity começaram a subir a partir de 30 de novembro, quando a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) ratificou o chamado Acordo de Argel, que prevê redução de 1,2 milhão de barris diários na produção dos membros do grupo em 2017. “As exportações para o Golfo principalmente devem apresentar uma melhora, após o estímulo do acordo da Opep”, destaca Alaby.

Os embarques de açúcar aumentaram para vários países, como Emirados, Argélia, Arábia Saudita, Egito, Djibuti, Iraque, Líbano e Marrocos. As vendas de automóveis foram quase que exclusivamente para a Arábia Saudita. As exportações de minério avançaram principalmente para o Bahrein, Omã, Líbia e Egito, e as de tubos para a Arábia Saudita e Emirados. Estes dois países compraram mais carne fresca também, assim como o Líbano.

Destaque ainda para o avanço das vendas de farelo de soja para a Arábia Saudita e Iêmen, de gado vivo para Líbano e Egito e de fios de cobre para o Catar. Vale lembrar que este ano o Egito liberou a importação de gado em pé do Brasil, que havia sido suspensa no segundo semestre de 2014, e o Líbano autorizou a retomada das compras de animais e de carne do Paraná após quase quatro anos de embargo.

No acumulado de janeiro a novembro, as exportações brasileiras ao mundo árabe somaram US$ 10,3 bilhões, uma queda de 6% em comparação com o mesmo período de 2015. Alaby ressalta, porém, que o resultado de novembro indica uma tendência de melhora ou pelo menos de manutenção do patamar atingido.