Marcadores

Mostrar mais

Codesp assina hoje novas “parcerias”

Portos de Cabedelo, Miami e Antuérpia fazem parte das novas ações

O Ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinará hoje durante a cerimônia de abertura da 22ª edição Intermodal South Amederica, o convênio com o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho. Serão mais de R$ 3 milhões em investimentos destinados ao Porto de Cabedelo, que prevê a substituição de todo o balizamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário.

A modernização da sinalização do Canal de Acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo permitirá mais eficiência às operações portuárias, que terão um período mais curto entre a atracação ou desatracação de um navio de carga e descarga. Além disso, as obras irão ampliar a janela de atração do complexo e proporcionar que um número maior de navios opere ao mesmo tempo no porto.

Acordos Internacionais
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) também aproveitará a feira para fechar uma Carta de Intenções com os portos da Antuérpia e Miami. Com as parcerias, os dois portos passam à categoria de portos-irmãos do complexo santista. A cooperação com os portos internacionais tem o objetivo de realizar intercâmbio técnico, tecnológico e comercial.

O Porto de Antuérpia, na Bélgica, é o segundo maior porto da Europa e a tem objetivo de fazer intercâmbio técnico, tecnológico e comercial. Já o Porto de Miami, conhecido como “o porto da América”, oferece a vantagem de ter os terminais de containers mais próximos do canal do Panamá em solo americano com profundidade para receber navios Super Post Panamax, que transportam 13 mil TEU.

Vale ressaltar que o Porto de Santos já possui declaração de portos-irmãos e acordos de cooperação com outros complexos portuários mundiais: Porto de Ghent (Bélgica), Porto de Cotonou (Benin), Portos de Ningbo e Dandong (China), Algeciras, La Coruña, Barcelona, Valência, Tenerife e Las Palmas (Espanha), Houston (Estados Unidos), Marselha (França), Livorno, Ligúria e Veneza (Itália) e Riga (Estônia).

Fonte: Guia Marítimo